28/05/2007

Terminologia

É difícil saber qual é o melhor termo para fazer referência às pessoas que pouco ou nada vêem:

"Ceguinho" - a evitar!
"Invisual" - termo antigo, em desuso, pode remeter a confusões como o "audiovisual" ou o "invisível"!!
"Deficiente Visual" - termo mais recente, mas a ênfase está na condição e não na pessoa...
"Pessoa com Deficiência Visual" - melhor, porque coloca a pessoa em primeiro lugar..
"Zé" ou "Maria" - o melhor termo, a pessoa com deficiência visual é vista simplesmente como uma pessoa.

A ideia de que uma deficiência deve ser descrita em termos médicos está posta em causa por muitas pessoas, hoje em dia. De facto, existe uma nova terminologia que refere as pessoas com limitações de actividade e não deficientes. Devemos dar ênfase às implicações que a deficiência tem para a vida da pessoa e não aos aspectos médicos. No caso de uma pessoa com deficiência visual as maiores implicações são:

1. Menos informação
A visão fornece cerca de 80% da informação sensorial. Para compensar o défice um deficiente visual tem de prestar mais atenção aos outros sentidos e procurar informação de forma activa. A sociedade tem obrigação de fornecer informação em formatos não-visuais.

2. Menos comunicação
65% de uma conversa é não verbal. Quando falamos com uma pessoa cega não nos podemos esquecer que a informação que transmitimos pela nossa postura, gestos, etc. terá de ser incorporada na voz. Também temos de nos lembrar que a linguagem corporal de uma pessoa cega pode ser enganadora.

3. Mais tempo
Quase todas as actividades demoram mais tempo. As mãos demoram mais tempo a explorar um objecto de que os olhos, e o deficiente visual tem de chegar ao pé de um objecto para o ver. Também demora mais tempo a conhecer um novo espaço ou a encontrar um caminho.

Resultado: uma predisposição para o isolamento e para a inactividade!

Sem comentários: