08/06/2007

Técnicas de Guia - Cadeiras

Cadeiras Individuais

a) Aproximar de trás
O guia coloca a mão do braço de contacto nas costas da cadeira. A pessoa com deficiência visual desliza a mão até à cadeira e coloca-se ao lado da cadeira. Passa uma mão no assento e senta-se.
Se o acesso à cadeira for só por um lado ou se a cadeira tiver braços o guia deve informar a pessoa com deficiência visual.

b) Aproximar de frente
O guia passo ao lado da cadeira e pára quando as pernas da pessoa com deficiência visual estão encostadas a ela. A pessoa com deficiência visual passa a mão no assento, vira-se e senta-se.

O guia deve informar a pessoa com deficiência visual se a cadeira tiver braços.

Cadeiras com mesa (Secretária)

Aproxima-se por trás. O guia coloca a mão do braço de contacto nas costas da cadeira. A pessoa com deficiência visual desliza a mão até ás costas da cadeira e, com a outra mão, procura a mesa. Depois passa a mão no assento e senta-se. Uma vez sentado encosta os polegares ao rebordo da mesa e afasta-os para perceber se está bem alinhado com a mesma.

Auditório
O guia procura uma fila com dois lugares. Andam lado a lado com o guia à frente. O guia pára quando a pessoa com deficiência visual estiver em frente do lugar dela. Sentam-se.

Observações
A pessoa com deficiência visual passa a mão no assento antes de se sentar para verificar a altura e a natureza do mesmo. Em princípio o assento está livre de objectos porque o guia já verificou, mas passar a mão no fundo da cadeira é um hábito que convém cultivar porque escolas e locais de trabalho são espaços dinâmicos em que os objectos são frequentemente colocados em cadeiras.

Sem comentários: